Não é com quebra-quebra que se conquista algo. Mas com certeza não é com bala da borracha que se controla uma situação caótica. Os policias no último ato contra a nova tarifa de ônibus e metrô na cidade de São Paulo mostraram apenas como eles são mal treinados e comandados.
É tão óbvio que eles estavam errados que não existe argumento para tamanha truculência. Os policias são pagos (muito mal pagos, isso é verdade) para preservar pela segurança das pessoas. Acho que até para mim que não entende nada de segurança publica, é bem claro o que deveria ter sido feito.
Os vândalos são presos, mas dentro das leis que assegurem a integridade fisica do detido e a polícia tem que deixar SIM as pessoas protestarem. Só protestarem. Gritar, fazer muito barulho e só. Os manifestantes não podem depredar nada, nem publico nem privado, e tem que garantir o direito de ir e vir de quem não está participando da manifestação. É tão simples, respeitar o direito dos outros para o seu ser respeitado.
E daí que a maioria dos manifestantes não pegam ônibus? Acho que isso torna a manifestação mais digna ainda. Lutar pelos direitos dos outros é bem mais nobre.
Nessa história onde estava MANIFESTANTES 0 X POLÍCIA 1, o placar agora virou para os manifestantes. A população não aceita baderneiros, mas não tolera de jeito nenhum violência policial, que já não tem uma boa fama entre ela.

Nenhum comentário:
Postar um comentário